quinta-feira, 24 de maio de 2012

Benfica campeão nacional de basquetebol


O Benfica sagrou-se campeão nacional de basquetebol, ao vencer o FC Porto por 56-53, no quinto jogo da final disputado esta quarta-feira no Dragão Caixa.
Primeiro período muito equilibrado, a terminar com ligeira vantagem (19-17) para os encarnados, que aproveitaram o desacerto dos portistas no segundo parcial para chegar ao intervalo com confortável superioridade de onze pontos (32-21).
O FC Porto iniciou a recuperação no final do terceiro período (39-45) e conseguiu encurtar a desvantagem para um ponto, a quatro minutos do fim, após triplo de Carlos Andrade. Na resposta, Doliboa também marcou da linha de três pontos e resfriou a reação dos azuis e brancos. O Benfica foi gerindo a vantagem até ao apito final.
Gregory Stempin (FC Porto) foi o melhor marcador do encontro, com 16 pontos, enquanto pelo Benfica destacara-se Theo Scott (14pts) e Diogo Carreira (12).
Com esta vitória, o Benfica recupera o troféu perdido no ano passado para o FC Porto e conquista o 23.º título de campeão nacional, sendo a equipa portuguesa com mais campeonatos. Os portistas somam 11.

Texto: Jornal "A Bola", http://abola.pt/nnh/ver.aspx?id=332887


Já depois do jogo acabar, o arremesso de objetos, incluindo cadeiras e isqueiros, no pavilhão Dragão Caixa, no Porto, impediu a entrega do troféu de campeão nacional de basquetebol ao Benfica, após a vitória sobre o FC Porto, no quinto jogo da final do playoff.
Os incidentes no final do encontro, levaram a equipa encarnada a sair de campo sob proteção policial, debaixo de uma chuva de objetos lançados por adeptos do FC Porto, sem que se tenha procedido à entrega do troféu, como estava previsto - a mesma acabaria por acontecer no balneário.

A ocorrência motivou a ação dos agentes da Polícia de Segurança Pública e registaram-se confrontos com adeptos. O conflito terá começado com uma troca de palavras entre o treinador do Benfica, Carlos Lisboa, e jogadores do FC Porto, que provocou uma reação do portista Nuno Marçal. Os adeptos portistas reagirem em poucos segundos, com o arremesso de vários objetos das bancadas para o campo.
Elementos do corpo de intervenção da PSP foram chamados para dispersar os elementos da claque, e chegaram a recorrer às bastonadas. Após os incidentes, Pinto da Costa reuniu-se com o corpo policial que esteve presente no pavilhão, mostrando desagrado com a atuação das forças de segurança.

Sem comentários:

Enviar um comentário