A equipa de Oklahoma City é uma estreante em finais, enquanto a formação de Miami repete a presença da última época.
Os Oklahoma City Thunder, que se estreiam na final, e os Miami Heat, finalistas vencidos em 2011, começam na terça-feira a disputar os anéis de campeões da Liga norte-americana de basquetebol (NBA).
Formados a partir dos Seattle Supersonics, campeões em 1979, os Thunder chegam à final pela primeira vez na sua quarta temporada na NBA, depois de, em 2010/11, terem caído na final da Conferência de Oeste.
Os Heat, que, na última temporada, investiram na contratação de LeBron James e Chris Bosh, chegam pelo segundo ano consecutivo à final, procurando conquistar o segundo título da NBA, depois do triunfo em 2006.
As duas equipas já se encontraram duas vezes esta temporada, com os Thunder a vencerem em casa por 103-87 e os Heat a triunfarem no seu reduto por 87-83.
A final deste ano será igualmente um confronto entre o jogador mais valioso da fase regular (MVP), LeBron James (Heat), e o melhor marcador, Kevin Durant (Thunder), duas das principais estrelas do campeonato e que ainda procuram o seu primeiro anel.
Esta será a primeira vez que o MVP e o melhor marcador da fase regular se encontram na final desde 1997, quando Michael Jordan ajudou os Chicago Bulls a derrotar os Utah Jazz, de Karl Malone.
Este será a quinta vez que os melhores marcador e jogador se encontram na final, com o MVP a conquistar apenas uma vez o título.
Além das duas estrelas principais, a final da NBA deste ano será também o confronto entre os “big-three” dos dois conjuntos, com Durant a ser acompanhado por Russell Westbrook e James Harden, o melhor suplente da prova, enquanto LeBron James tem a companhia de Dwyane Wade e Chris Bosh.
Para chegar à final, os Heat passaram sem grande dificuldade os New York Knicks, por 4-1, mas sofreram para afastar os Indiana Pacers, por 4-2, antes de estarem perto da eliminação frente aos Boston Celtics, que estiveram a vencer por 3-2, mas cederam muito por culpa de duas grandes exibições de LeBron James.
Por seu turno, os Thunder iniciaram os “play-offs” com uma vingança, “varrendo” os campeões Dallas Mavericks (4-0), que os tinham batido na final de Oeste na última temporada, seguindo-se outra vitória tranquila sobre os Los Angeles Lakers, por 4-1.
Na final da Conferência, os Thunder entraram a perder por 2-0, mas interromperam uma série de 20 triunfos consecutivos dos San Antonio Spurs, dando a volta à eliminatória com quatro vitórias seguidas.
Nos últimos 10 anos, a Conferência de Oeste tem dominado as finais, com sete títulos, divididos por Los Angeles Lakers, San Antonio Spurs, ambos com três, e Dallas Mavericks, num domínio apenas contrariado por Detroit Pistons (2004), Miami Heat (2006) e Boston Celtics (2008).
Sem comentários:
Enviar um comentário